Câncer de Boca

26/01/2017

Câncer de Boca

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral.

O câncer de lábio é mais freqüente no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

AS PRINCIPAIS CAUSAS

Como todos os problemas bucais, o câncer de boca também pode surgir por uma má ou nenhuma higiene bucal. Confira uma lista com outras causas que o profissional destacou.

- Fumo.

- Ingestão demasiada de bebidas alcoólicas.

- Próteses dentárias mal adaptadas.

- Dentes fraturados com bordas cortantes.

- Alimentação deficiente.

- Exposição excessiva ao sol.

SintomasO câncer bucal pode se manifestar como feridas ou úlceras na boca, muitas vezes até bem parecidas com aftas, mas que se não curarem em um período de até duas semanas é bom procurar ajuda. "Outros sintomas característicos são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na mucosa oral, lesões nos lábios, língua e gengivas; e palato duro, que seria o chamado céu da boca. Em casos mais avançados, afeta os gânglios cervicais, provoca dificuldade de mastigação, deglutição e fonação.

Prevenção e Diagnóstico PrecoceQuanto mais cedo o diagnóstico, melhor. Por isso é importante aprender a realizar o autoexame. É preciso observar se há feridas na boca que não cicatrizam (podendo sangrar ou não), caroços, inchaços, alterações na coloração da mucosa oral, dentre outros.

O TRATAMENTO

O papel do dentista é analisar cada quadro e indicar o melhor tratamento e/ou especialista para cuidar do paciente. Em muitos casos, o dentista trabalha junto com o estomatologista e oncologista.A cirurgia, radioterapia e a quimioterapia são algumas opções de tratamento que podem ser indicadas de acordo com o caso.Procure seu dentista periodicamente.

                Câncer de Boca