Diabetes

31/03/2017

O que é diabetes?
O diabetes é uma enfermidade caracterizada pelo fato de o corpo não produzir ou usar adequadamente a insulina. A insulina é um hormônio necessário à conversão do açúcar, amido e outros elementos na energia de que precisamos na vida diária.
O que são doenças periodontais?
Doenças periodontais, incluindo gengivite e periodontite, são infecções sérias que, se não tratadas, podem causar a perda dentária. A palavra periodontal significa literalmente "ao redor do dente". A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que afeta as gengivas e o osso que suporta os dentes.
A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes. Esta doença inicia quando a bactéria presente na placa começa a inflamar a gengiva. 

Como o diabetes se relaciona com as doenças periodontais?
Um grupo de pesquisadores dinamarqueses concluiu que sofrer de doença periodontal como gengivite ou periodontite grave pode levar o paciente a desenvolver características de pré-diabetes.
Eles descobriram também que a doença periodontal pode afetar o controle da glicose e finalmente contribuir para a progressão do diabetes tipo 2. Da mesma forma, o diabético tem mais propensão à doença periodontal.
Felizmente, a doença periodontal pode ser revertida se detectada nos estágios iniciais. Estágios avançados da doença podem levar a perda do osso e do dente. Converse com seu dentista sobre a sua gengiva e descubra o que você pode fazer para mantê-la saudável.
O cigarro e as doenças periodontais
Do ponto de vista da saúde bucal, o uso do tabaco é um dos mais significativos fatores de risco para o desenvolvimento da doença periodontal em populações com higiene bucal satisfatória. Estudos epidemiológicos demonstraram a relação entre o consumo de tabaco (particularmente cigarro), a doença periodontal e perda dentária.
Muitos estudos relacionaram o ato de fumar como indicador da gravidade da doença periodontal, incluindo perda óssea alveolar, número de dentes perdidos, mau hálito, entre outros.
Dessa forma, deve-se visitar o seu dentista periodicamente para a prevenção de doenças periodontais e perda de dentes em pacientes adultos. Um pequeno investimento diário em saúde bucal traz benefícios por toda a vida.
Cuidados básicos para a saúde bucal

  • Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental;
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva;
  • Complemente a escovação utilizando um enxaguatório bucal com flúor, para eliminar as bactérias nas áreas onde a escova não alcança;
  • Faça tratamentos com selantes em suas visitas ao dentista, a fim de fortalecer e proteger os dentes;
  • Troque sua escova a cada três meses ou sempre que as cerdas perderem sua forma original. Lembre-se de trocá-la também sempre que tiver um resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta, a fim de evitar recontaminações;
  • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido;
  • Faça avaliações regulares com seu dentista. O cuidado preventivo pode evitar que complicações ocorram e que problemas menores se tornem sérios.