HALITOSE

09/02/2017

O QUE E A HALITOSE?

A halitose, ou mau hálito, é causada por vários fatores e, geralmente, começa na boca. A má higiene bucal permite que partículas de alimentos se acumulem na superfície da língua, entre os dentes ou na gengiva que circunda os dentes. As bactérias que existem naturalmente na boca quebram essas partículas de alimentos, liberando substâncias químicas com forte odor.
A saliva remove as partículas alimentares da boca. Pessoas que têm a boca seca apresentam risco maior de ter mau hálito. Algumas medicações, a respiração bucal e o tabagismo contribuem para ter boca seca.
Infecções na boca, como a cárie dentária, doença periodontal ou feridas da boca relacionadas a outros problemas podem contribuir com o mau hálito. Feridas cirúrgicas (por exemplo, após extração de dentes) também podem ser fonte de halitose.
A dieta é um responsável comum pelo mau hálito. Alimentos como alho e cebola podem contaminar o hálito. Uma vez que o alimento é digerido, as substâncias químicas que causam odor podem ser absorvidas pela corrente sanguínea e, a partir dela, atingir os pulmões; essas substâncias são, então, exaladas.
O mau hálito pode ser um subproduto de alguns problemas de saúde. Ele pode resultar de infecções de nariz, garganta ou pulmões; sinusite crônica; gotejamento pós-nasal; bronquite crônica ou distúrbios do sistema digestivo.
A melhor arma que você tem para combater o mau hálito é a higiene bucal. Os cuidados com sua boca ajudarão a limitar o acúmulo de resíduos alimentares e placa e reduzirão o risco de desenvolvimento de cárie e doença periodontal.
Recomendo escovar os dentes três vezes ao dia com creme dental contendo flúor e o uso do fio dental. Escove a língua, também, para remover bactérias que contribuem com os odores bucais (especialmente na parte posterior, onde se encontram a maioria das bactérias). Se você utilizar próteses removíveis, retire-as à noite e escove-as completamente com limpador de dentaduras antes de recolocá-las na manhã seguinte.
Fale com seu dentista sobre suas preocupações com mau hálito. Uma história abrangente da saúde e uma lista dos medicamentos e suplementos que você toma podem ser de auxílio para determinar se a causa do mau hálito está localizada na boca ou se trata-se de uma condição sistêmica, caso em que você deverá consultar um médico. Se seus problemas de saúde forem de origem bucal, seu dentista pode trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento que minimize o odor. Isso pode incluir raspar a placa da língua, usar um enxaguatório bucal antibacteriano ou ambos.
Consulte seu dentista regularmente.


© 2016 OdontoClinica Conselheiro Pena MG, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora